Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais e a Polícia Militar, com o apoio da ROCCA, foi realizada nesta quinta-feira (24) em Rio Paranaíba/MG para combater o tráfico de drogas e a posse ilegal de armas de fogo. A operação, denominada "Tiro", resultou na apreensão de drogas, dinheiro, veículos e na prisão de dois suspeitos.
De acordo com a Polícia Civil, a operação foi deflagrada após investigações que apontaram a chegada de indivíduos da capital ao município com a intenção de controlar o tráfico de drogas na região. A partir dessas informações, o Delegado de Polícia de Rio Paranaíba, Guilherme Campos, solicitou um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, que foram autorizados pela Justiça local.
Durante as buscas, foram encontrados maconha, cocaína, substância semelhante a lança perfume, balanças de precisão, embalagens, dinheiro, celulares, uma máquina de cartão, documentos e duas motocicletas. Cinco pessoas foram levadas à delegacia; um homem de 27 anos teve a prisão em flagrante confirmada por tráfico de drogas, enquanto outro, de 30 anos, foi preso preventivamente. Ambos foram encaminhados ao presídio local.
A operação contou com a participação de 28 policiais, incluindo 10 policiais civis e 18 militares. As autoridades destacaram a importância da colaboração da população para a segurança pública, incentivando denúncias através do número 181, serviço gratuito.
O nome da operação, "Tiro", faz referência a uma passagem histórica em que Alexandre, o Grande, tentou conquistar a cidade de Tiro, um ponto estratégico na guerra entre gregos e persas. Apesar de não conseguir invadir a cidade de imediato, Alexandre cercou Tiro por sete meses, demonstrando perseverança. A operação buscou simbolizar essa determinação no combate ao crime organizado na região.
Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.
O crime ocorreu no Bairro Nossa Senhora de Fátima; suspeito foi preso em flagrante.
O homem foi abordado durante apuração de denúncia de porte ilegal de arma; PM apreendeu 26 buchas de maconha.
Suspeito também era procurado pela Justiça, já que possuía em seu nome um mandado de prisão em aberto.